quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Bolo de Amêndoa com Ovos Moles

A semana passada foi dia de aniversário da mana mais nova! Rumamos até ao Porto (até parece muito longe, eheh) para lhe cantar os parabéns e eu fiquei encarregue de levar o bolo. É que sabem bem que a coisa de bolo de pastelaria já não combina em nada comigo!
 
Um bolinho sem açúcar, preferencialmente sem farinhas do mal (trigo, etc) e sem lacticínios, esse é o meu lema! E aqui quem entra? Os meus amiguinhos da Paleo! Não, não adoptei este estilo de vida, mas a nível de sobremesas, são dos melhores para seguir.
 
A receita é da Márcia Patrício, do Tempero da Argas e o resultado foi este: DI-VI-NAAAALLLL!!!
 
P.S. - Perdoem-me a qualidade da imagem, mas na altura não foi possível melhor :(
 
 
 
Para o bolo
- 2 ovos inteiros + 3 claras
- 120g amêndoa moída
- 2 c. sopa de mel
- 1 laranja (raspa)
- 1/2 c. café bicarbonato de sódio

 
Bata os ovos e as claras até obter uma mistura esbranquiçada e em espuma.
Adicione os restantes ingredientes e bata até incorporar.
Unte uma forma, coloque a massa e leve ao forno por 30 a 40 minutos.
Vamos lá aos ovos moles!
 
 
Para os ovos moles
- 3 gemas
- 80g de mel
- 50g de água
 
Leve a água e o mel ao lume até formar uma calda.
Retire um pouco da calda e misture com as gemas, mexendo rapidamente para as gemas não cozerem.
Depois coloque as gemas no mesmo recipiente que a água e o mel e deixe ferver.
Coloque por cima do bolo no momento de servir.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário