segunda-feira, 13 de abril de 2015

Chamuças de frango

Nestes dias recebemos uma visita especial cá em casa. A minha mãe veio à "aldeia", eheh. Quando gostamos de pratos diferentes e vivemos com pessoas idosas e pouco receptivas a novos sabores, acabamos por ficar desconsolados e com saudades de refeições diferentes. Então, para matar essa saudade à minha mãe que cuida dos meus avós, resolvi inovar na cozinha, inspirando-me na cultura Indiana - chamuças. O M. esteve doente, por isso tive de adaptar e criar umas chamuças bem light, de frango.



- Massa filo
- 1 peito de frango
- 1/2 cebola
- 1 chávena de ervilhas
- 1 chávena de cenoura ralada
- 2 c. chá de coentros em pó
- 2 c. chá de caril
- 1 c. chá de pimentão doce
- 1 c. chá de noz moscada
- Tabasco
- Salsa
- Sal e pimenta q.b.
- Óleo para fritar


Coza o frango em água com sal. Parta em bocados bem pequenos e reserve.
Numa frigideira (usei uma wok) coloque um fio de azeite. Corte a cebola às rodelas e depois corte as rodelas a meio. Coloque no azeite quente para alourar. Junte as ervilhas e a cenoura e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o frango e deixe cozinhar mais 5 minutos. Misture as especiarias, o tabasco e a salsa picada e tempere com sal e pimenta a gosto.
Corte a massa filo em tiras grossas, coloque um pouco do preparado e vá dobrando no formato da chamuça, conforme a imagem. Para fechar, coloque um pouco de água na margem da massa, para aderir.


Frite em óleo (usei de girassol), tendo o cuidado de não fritar demais. A massa filo frita muito rápido!

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário