quinta-feira, 4 de junho de 2015

Salmão com Mel e Batatinhas na Prata

Adoro peixe, mas confesso que salmão nunca foi o meu forte. Acho um peixe muito gordurento e com um sabor muito próprio. E qual a forma mais comum de fazer salmão? Em posta grelhada, o que piorava ainda mais a situação, uma vez que deixava um cheiro pela casa que parece que penetrava em todo o lado e teimava não sair. Então, escusado será dizer que, desde que casei, fiz uma única vez salmão aqui em casa e jurei nunca mais. Mas já diz o velho ditado que "quem mais jura mais mente"! Numa das minhas pesquisas pela internet descobri uma forma de confeccionar salmão bastante interessante e achei que poderia experimentar por duas razão: primeiro, achei que os ingredientes usados cortariam o sabor forte do salmão, segundo, não era grelhado, o que permitiria não deixar cheiro pela casa. Além disso, é uma receita super simples e saudável, tanto pelo Ómega 3 presente no salmão, como pela forma como é confeccionado.


Para acompanhar, bróculos cozidos e umas batatinhas novas confeccionadas exactamente da mesma forma: assadas em papel de prata .


(...para 2 pessoas)
- 500g de batatinha nova
- 3 c. sopa de azeite
- 1 c. sopa de tomilho
- 2 c. chá de alho em pó
- 1 limão (sumo)
- Sal e pimenta

- 4 lombos de salmão
- 1 c. sopa de azeite
- 1 c. sopa de vinagre de vinho branco
- 1 c. sopa de tomilho
- 3 c. chá de alho em pó
- 1/4 cup de mel
- Sal e pimenta


Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Lave muito bem as batatinhas e corte em 4 partes. Corte 3 folhas de papel de alumínio, de forma a conseguir fechar bem no final. Divida as batatas pelas folhas, em partes iguais.
Numa tigela, misture o azeite, o tomilho, o alho, o sumo do limão, o sal e a pimenta e mexa bem. Com a ajuda de uma colher, espalhe por cima das batatas, em partes iguais. Feche o papel de prata muito bem e leve ao forno num tabuleiro, durante 15 a 20 minutos.
Corte 4 folhas de papel de alumínio e coloque os lombinhos, um em cada folha. Tempere com sal e pimenta. Numa tigela, misture o azeite, o vinagre, o mel, o tomilho e o alho e mexa bem. Espalhe por cima dos lombinhos em proporções iguais. Feche o papel de alumínio e leve ao forno num tabuleiro, durante 10 a 15 minutos. O tempo também depende da grossura dos lombinhos.

Bom apetite

Fonte: receita retirada do blog Damn Delicious


Sem comentários:

Enviar um comentário