sexta-feira, 13 de março de 2015

Conchiglioni recheados

Se há gastronomia que adoro, é a italiana! Delicio-me com um bom prato com massa, com aqueles sabores maravilhosos a molho de tomate, queijo derretido e especiarias deliciosas. Um dos pratos que por aqui se adora são as conchas gigantes da Milaneza recheadas com carne picada, gratinadas no forno. É simplesmente divinal e toda a gente que cá por casa passa e prova uma refeição de conchiglioni, fica deliciada.


Confesso que na cozinha não sou muito dada a medidas, e há receitas que faço a olho, mas para partilhar esta, tentei ser mais precisa :)

- 12 conchas gigantes
- 300g de carne picada (usei de novilho)
- 1/2 cebola picada (média)
- 1 folha de louro
- 1/2 pacote de polpa de tomate
- 10cl de vinho branco
- 1 pacote pequeno de molho bechamel
- Azeite
- Sal e pimenta q.b.
- Queijo ralado q.b.

Encha metade de uma panela com água. Coloque um fio de azeite e sal e deixe ferver. Acrescente as conchas. Não deixe cozer muito, uma vez que acabarão de cozer no forno.

Cubra o fundo de um tacho com azeite. Acrescente a cebola e a folha de louro partida ao meio, para dar mais sabor. Quando a cebola estiver alourada, junte a carne picada e deixe cozer. Quando toda a carne tiver mudado de cor, junte a polpa de tomate e o vinho. Deixe ferver durante algum tempo, para que o álcool possa evaporar. No fim, tempere com sal e pimenta, a gosto.

Coloque no fundo de uma travessa um pouco de molho bechamel. Retire as conchas da panela e coloque na travessa. Recheie com a carne picada, mas recheie bem :) Se sobrar alguma carne, pode pôr entre as conchas, na travessa. Regue com o restante bechamel e cubra com o queijo ralado, na quantidade que mais gostar. Leve ao forno pré-aquecido a 180º e retire quando estiver bem alourado por cima.

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário