quinta-feira, 9 de abril de 2015

Bolo de Iogurte... de frutos vermelhos

A primeira vez que fiz algo na cozinha foi um bolo. Recordo-me perfeitamente que a minha mãe quando chegou a casa ficou admirada como tinha mexido no forno aos 10 anos pela primeira vez sozinha  e o resultado ter sido bastante positivo. Desde esse dia comecei a fazer bolos regularmente e, modéstia à parte, posso dizer que me saíram sempre bem. Mas esses momentos de glória acabaram desde que para aqui vim morar! Juro que não compreendo este forno. Mas se ele é teimoso eu sou mais!

Mandam as normas da boa educação que, quando vamos comer a casa de alguém, devemos levar algo. Eu adoro levar sobremesas, mas quando sou apanhada desprevenida, com pouco tempo e sem nada na despensa, não há nada melhor que recorrer ao Bolo de Iogurte. Simples e rápido! Este foi adaptado daqui, fazendo algumas pequenas alterações.



- 6 ovos
- 1 iogurte (usei de frutos vermelhos)
- 3 copos de iogurte de farinha
- 3 copos de iogurte de açúcar (reduzi um dos copos a metade)
- 1/2 copo de iogurte de óleo
- 2 c. chá de fermento em pó
- Framboesas congeladas


Bata o açúcar (apenas 2 copos) com as gemas até obter uma mistura esbranquiçada. Junte o iogurte e o óleo e bata mais um pouco. De seguida, junte a farinha e o fermento, envolvendo bem.
Bata as claras em castelo e adicione o copo de açúcar que falta para somar os 3, obtendo uma mistura brilhante. Junte à mistura anterior, envolvendo com uma colher e não mexendo com a batedeira, senão as claras deslaçam.
Se desejar, adicione framboesas ou outro fruto vermelho, como, por exemplo, mirtilos. No caso de juntar fruta fresca, envolva primeiro em farinha, para que não fiquem todas no fundo do bolo.
Leve ao forno pré-aquecido a 175º, numa forma untada, durante 40minutos. Para saber se está cozido, espete um palito. Se sair seco, é só esperar que arrefeça para desenformar e servir

Sem comentários:

Enviar um comentário