quinta-feira, 28 de maio de 2015

Lulas e camarão com limão e azeitonas

Não me considero uma pessoa muito esquisita, mas uma verdade é que os meus gostos são sempre diferentes das outras pessoas: peço sempre coca-cola sem gelo e limão, hambúrgueres e sandes sem tomate, nos pratos mistos do restaurante peço sempre sem fiambre, não gosto de bacalhau (serei a única portuguesa?) e não sou lá grande apreciadora do Verão. Vá, eu gosto de Sol, mas 30 e tal graus para mim é demais, e os dias aqui pelo Alto Minho têm-se revelado abrasadores. Mas estes dias quentes têm as suas coisas boas e uma delas é continuarmos com os nossos jantares na varanda. Em dias como este, digamos que o que apetece mesmo são refeições "frescas". O marisco é sempre um prato leve e faz-me tanto lembrar as férias de Verão no Algarve e em Espanha.



- 300g de lulas
- Camarão (usei 20)
- Azeitonas pretas
- 1 limão
- 2 c. chá de tomilho
- Azeite
- Sal e pimenta


Comece por limpar as lulas, lave e corte em argolas de 2cm. Descasque os camarões. Reserve
Leve o azeite a aquecer numa frigideira. Corte o limão em duas metades. Uma das metades, corte em rodelas finas e coloque na frigideira e frite por 30 segundos.
Adicione as lulas e deixe fritar um pouco, em lume bem forte. As lulas vão largar água, por isso deixe fritar até o volume de água reduzir para metade. Junte o camarão, as azeitonas e o tomilho, deixando fritar até as lulas ficarem opacas e macias e o camarão ganhar cor.
Esprema a outra metade do limão na frigideira e tempere com sal e pimenta.
Servi com puré.

Bom apetite

Fonte: receita adaptada do blog Lemon & Vanilla

Sem comentários:

Enviar um comentário