segunda-feira, 1 de junho de 2015

Fêveras com Vinho do Porto

Sou daquelas pessoas que tem necessidade de inventar todas as semanas novas refeições; que gosta de pesquisar blogues e mais blogues para fazer o plano de jantares todas as semanas; que gosta de "viajar" pelo Pinterest e encontrar imagens de receitas inspiradoras, que, por si só, abrem o apetite; que gosta de receber um elogio do maridinho por cada nova receita posta sobre a mesa... Sou, sobretudo, uma pessoa que gosta de cozinhar, adaptar receitas e sentir aqueles que amo felizes quando provam aquilo que cozinho.

Em todas as casas portuguesas não pode faltar uma garrafa de vinho do Porto. Na nossa não falta! Aliás, o que gostam as pessoas de oferecer aos senhores pela altura das festas Natalícias e de Ano Novo? Vinho do Porto! O M., por norma, não bebe vinho do Porto, então eu nem se fala, pois não sou lá grande apreciadora de bebidas alcoólicas, mas que sabe tão bem quando adicionado numa receita, lá isso sabe. E é dessa forma que junto o Vinho do Porto ao meu gosto pela cozinha.



(... para 2 pessoas)
- 4 Fêveras de porco
- 300g de cogumelos frescos
- 1/2 cup de Vinho do Porto
- 1/2 cup de água
- 1/4 caldo Knorr de galinha
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 2 c. sopa de manteiga 
- 1 c. sopa de alho em pó
- 1 c. sopa de tomilho
- Azeite
- Farinha
- Sal e pimenta


Comece por aquecer o azeite e a manteiga numa frigideira.
Num prato, junte a farinha, o alho em pó, o sal e a pimenta, misturando muito bem. Passe as fêveras pela farinha, sacudindo o excesso e coloque na frigideira. Deixe fritar de cada lado, até ficarem douradas. Retire e reserve.
Na mesma frigideira, junte os cogumelos e deixe fritar um pouco. Acrescente a cebola cortada às rodelas, o alho laminado, o Vinho do Porto, a água, o caldo Knorr e o tomilho e deixe cozinhar, até a cebola estar macia (cerca de 7 minutos).
Junte novamente as fêveras, tape com um testo e deixe cozinhar por mais 3 minutos.

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário