sexta-feira, 1 de maio de 2015

Medalhões à Bulhão Pato

Há dias, encontrei no meio dos livros de receitas da minha mãe um livro bastante curioso - Em Banho-Manel, do Luís Goucha. Achei bastante curioso ver um livro do Goucha de 1984 e resolvi trazer comigo. O livro despertou-me curiosidade relativamente às receitas do apresentador o que me levou a "visitar" a sua página. No meio de tantas receitas houve uma que me despertou a atenção. Adoro as ameijoas à Bulhão Pato, mas confesso que nunca experimentei fazer aqui por casa, não por preguiça ou receio, mas são daquelas coisas que sabem melhor na casa da mãe, eheh. Mas quando "esbarrei" nesta receita (uma adaptação bem curiosa), achei que tinha chegado a hora do à Bulhão Pato fazer parte da minha lista de receitas.



- 8 medalhões de porco, do lombo
- 1+1/2 chávena de miolo de camarão
- 3 dentes de alho
- Raspa e sumo de 1 limão
- 1 dl de vinho branco
- 2 c. sopa de manteiga
- Azeite
- Sal e pimenta q.b.
- Coentros q.b.


Tempere os medalhões de porco com a raspa e o sumo do limão, os dentes de alho laminados e um fio de azeite. Raspe tudo muito bem nos medalhões e deixe repousar por 30 minutos.
Aqueça uma caçarola e junte os medalhões. Quando estiverem dourados de uma lado, vire e tape a caçarola com uma tampa, deixando amaciar os medalhões.
Junte os camarões congelados e deixe cozinhar por mais 2 minutos, com a tampa.
Junte o vinho e os coentros e deixe levantar fervura, juntando, depois, a manteiga. Vá agitando a caçarola e deixe o molho engrossar. Rectifique os temperos com sal e pimenta.

Bom apetite

Fonte: receita do blog O Cabaret do Goucha

Sem comentários:

Enviar um comentário