terça-feira, 12 de maio de 2015

Panna cotta de iogurte e geleia de morango

Ontem o dia estava maravilhoso, tal como hoje. Nestes dias, adoramos jantar na varanda, com vista para os montes e o Penedo do Livramento. São estas as maravilhas de viver num lugar sossegado, onde a agitação e os prédios como paisagem não fazem, de todo, parte do nosso dia-a-dia. O jantar foi super simples (mas super delicioso e o M. adora) e para acompanhar, decidi fazer uma sobremesa. Nada de forno (que tem tido a sua dose de trabalho nestes dias que passaram) nem de bolos. No frigorífico, uns morangos que sobraram do jantar de Domingo, natas que tenho sempre frescas, para o caso de ser necessário bater, e iogurtes que fazem parte do seu conteúdo normal, e na despensa, sempre folhas de gelatina para uma sobremesa de última hora.


(rende cerca de 4 tacinhas)

Panna cotta de iogurte
- 200ml de natas
- 100g de iogurte natural
- 45 g de açúcar
- 2 folhas de gelatina

Coloque as folhas de gelatina a amolecer em água fria. Aqueça as natas juntamente com o açúcar. Quando começar a ferver, retire do lume e adicione as folhas de gelatina espremidas, mexendo vigorosamente. Deixe arrefecer e junte o iogurte, mexendo bem. Coloque em tacinhas e leve ao frigorífico ( ou no congelador para ser mais rápido).


Mousse de morango
- 100g de puré de morango
- 10g de açúcar
- 1 folha de gelatina
- 75g de natas (30% M.G.)

Coloque a folha de gelatina em água fria. Aqueça metade do puré de morango (eu fiz o puré passando os morangos com a varinha mágica) com o açúcar. Junte a folha de gelatina espremida e mexa vigorosamente. Adicione a outra metade do puré e deixe arrefecer. Bata as natas em chantilly, envolvendo bem. Adicione o puré de morangos ao chantilly. Coloque por cima do panna cotta e leve novamente ao frio.


Geleia de morango
- 150g de puré de morango
- 1 c. sopa bem cheia de açúcar
- 1 folha de gelatina

Coloque a folha de gelatina em água fria. Aqueça metade do puré de morango juntamente com o açúcar. Quando ferver, adicione a gelatina espremida e mexa vigorosamente. Junte a outra metade do puré, mexendo bem. Deixe arrefecer e coloque por cima da mousse de morango e leve novamente ao frigorífico.


Delicie-se
Fonte: adaptado do blog Cannelle et Vanille




2 comentários: