terça-feira, 13 de outubro de 2015

Pataniscas de pota

Bem, isto é que foi estar ausente! Pois é, assuntos pessoais que me têm mantido bastante afastada do blogue. Não que tenha deixado de cozinhar, porque isso para uma "dona de casa" é coisa que nunca pode acontecer, mas a minha "veia" culinária não me anda a inspirar muito. A vontade de novas experiências tem-se mantido em "low profile" e só agora tem voltado a surgir. A semana passada, aconteceu num dia em que me apetecia tudo menos carne e quanto ao peixe, dispensava as habituais receitas da praxe, até porque na hora em que pude ir às compras já havia pouca escolha. De repente, surgiu-me uma enorme vontade de pataniscas, mas bacalhau é coisa que dispenso absolutamente e o M. dispensa o atum. Ora então, porque não experimentar pota? A pota é muito parecida com o polvo, se comprarem em tentáculos, ou então como a lula, quando compram das mais pequeninas. No meu ponto de vista, aprovadíssima!
 
 
 
- 600g de pota ou tentáculos de pota
- 100g de farinha
- 1 c. café de fermento em pó
- 2 ovos
- 5cl de cerveja
- 1/2 cebola
- Salsa fresca
- Sal e pimenta
- Óleo (para fritar)
 
 
Coza a pota em água com sal. Quando estiver cozida, retire e reserve.
Num recipiente misture a farinha, o fermento, os ovos, a cerveja, a pimenta e o sal. Junte a cebola e a salsa picadas, assim como a pota cortada em pedacinhos pequenos.
Aqueça o óleo numa frigideira e, quando estiver quente, frite o preparado em pequenas porções. Deixe fritar de ambos os lados, até ficar dourado. Retire e coloque sobre papel absorvente.
Sirva com arroz de feijão.
 
Bom apetite
Fonte: receita do blogue Cinco Quartos de Laranja



Sem comentários:

Enviar um comentário