sexta-feira, 22 de maio de 2015

Filetes de dourada com pimentos

Parece que o bom tempo voltou e que (para já) veio para ficar. Cá em casa o calor é perfeito para as nossas refeições na varanda e ontem foi mais uma delas. E o que sabe melhor comer neste tempo, ao ar livre, senão peixe?

Desde que aprendi a filetar peixe que procuro receitas diferentes para fazer com aqueles peixes que mais se vende pelos supermercados. Confesso que prefiro ir ao mercado comprar o peixe, mas esta quarta-feira deu-me um pouco a preguiça e resolvi comprar logo tudo no supermercado. Havia peixe diferente do costume, mas para comer peixe frito, preferi optar pela dourada que sempre é mais versátil.



- 4 filetes de dourada
- 2 cebolas
- 1 dente de alho
- 1 tomate pelado (usei 4 c. sopa de polpa de tomate)
- 1 c. café de pimentão doce
- 2 c. café de orégãos
- 2 c. café de caril
- 2 c. sopa de vinagre
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento amarelo ou laranja
- Azeite
- Sal


Tempere os filetes de dourada com sal.
Coloque um pouco de azeite numa frigideira. Quando estiver quente, junte as cebolas cortadas às rodelas e o alho cortado ao meio e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Junte o tomate aos pedaços (ou a polpa de tomate) e mexa.
De seguida, adicione o pimentão doce, o caril e os orégãos, os pimentos cortados em fatias finas e o vinagre, deixando levantar fervura.
Coloque os filetes de dourada e deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado, tendo o cuidado de pressionar o lado com pele, para que o peixe cozinhe uniformemente.

Bom apetite

Fonte: receita adaptada do site PetitChef

Sem comentários:

Enviar um comentário