terça-feira, 5 de maio de 2015

Porco com especiarias e grão-de-bico

Estes dias têm sido mesmo aborrecidos! Não pára de chover e o vento leva-nos pelos ares. O frio voltou e parece mesmo que estamos no Inverno! Assim, só nos apetece uma refeição reconfortante, comidas quentes em dias frios. Para mim, dos alimentos que mais me conforta, é o grão-de-bico. Mas que coisinha pequenina tão deliciosas e concentrada em "conforto", que associada a especiarias orientais se torna um boom de sabores quentes.


- 300g de carne de porco aos cubos
- 1 lata pequena de grão-de-bico
- 1/2 cebola
- 1/2 pimento vermelho
- 2 dentes de alho
- Tabasco q.b.
- 1 c. chá de cominhos
- 1 c. chá de coentros em pó
- 1 c. chá de açafrão
 - 1 c. chá de pimenta branca
- 2 c. sopa de vinagre de vinho branco
- 1 tomate maduro (usei meia lata pequena de tomate pelado)
- Azeite
- Sal q.b.


Faça uma marinada com as especiarias, os dentes de alho esmagados, o vinagre e sal. Envolva a carne de porco na mistura e deixe marinar, no mínimo, 15 minutos.
Aqueça um pouco de azeite num tacho. Junte a cebola picada e deixe refogar até ficar dourada. Junte o tomate cortado aos bocadinhos, assim como o pimento e deixe refogar mais uns minutos.
Junte a carne de porco, envolva com o refogado e deixe cozinhar até a carne estar tenra. Se necessário, junte um pouco de água, para que a carne não seque nem cole no fundo do tacho.
Ao fim deste tempo, junte o grão-de-bico, rectifique o tempero, mexa e deixe cozinhar mais uns minutos, deixando a carne amaciar e o molho apurar.

Bom apetite

Fonte: receita adaptada do blog As Minhas Receitas

Sem comentários:

Enviar um comentário